Momentos e fatos importantes da nossa sociedade.

sábado, 19 de maio de 2012

Cuidado com os morangos!



OS MORANGOS ( Meu conto favorito kkk)

A vizinha espiou por cima do muro.

- Bom dia, seu Agenor.

- Bom dia.

- Que lindos estão estes morangos, que maravilha.

- O senhor não colhe, seu Agenor? Estão no ponto.

- Não gosto de morangos.

- Que pena, aqui em casa somos todos loucos por morangos. As crianças então nem se diga. Se não colher vão apodrecer no pé, uma judiação.

- É.

- Se o senhor não se incomodasse eu colhia um pouco. Já que o senhor não gosta de morangos.

- Com licença, preciso pegar o ponto na repartição.

- À vontade seu Agenor. E os morangos?

- Não prestam para comer. Têm gosto de terra.

- Pena, tão lindos!

Saiu pra repartição. Voltou à noite. O luar batia em cheio no canteiro de morangos. Acercou-se em silêncio. Estavam bonitos mesmo. De dar água na boca. Pena que não pudesse comê-los.

Suspirou fundo.

Mariana, tão linda. Linda como uma flor. Mas tão desleixada, tão preguiçosa. Comida malfeita, roupa por lavar, pratos gordurosos. E aquele gênio! Sempre descontente, exigindo tudo o que não podia lhe dar, espezinhando-o diariamente pelo seu magro ordenado.

Fora realmente uma gentil idéia plantar os morangos depois que a enterrara no jardim.

(Giselda Laporta Nicolelis)






O que significa literatura?



O objetivo central do texto literário é criar um mundo imaginário ( com traços do mundo real) ou um mundo totalmente novo. Varias formas fictícias de entender a realidade e até mesmo fazer uma crítica sobre algum assunto bem conhecido pelas pessoas ( noticiadas pela mídia ) ou uma crítica de algo que não conhecemos.
Os textos literários tem grande papel no entendimento de crianças pois com a forma fictícias atrai a atenção.  Trazem também em seu contexto, uma forma divertida e atraente, fixar o leitor.
Literatura é uma forte de arte, assim como a música, a dança, a escultura e a arquitetura. Ela se diferencia destes porque nos permite ter contato com as experiências do ser humano ao longo do tempo sem que seja necessário vivê-las novamente

                         A literatura significa abrir portas para imaginação

Assassinatos na Rua Morgue



Assassinatos da Rua Morgue é um narrativo enigma que tem como percussora a presença de crime, de investigação e da revelação do malfeito, empreitada geralmente a cargo de um amador. Ao longo da historia foi contado que aconteceram dois assassinatos, um de Madame L ‘ Espanaue é decapitada e tendo o cabelos arrancados a partir da raiz, uma grande fatalidade. Sua filha a 2 vitima foi encontrada de cabeça para baixo na chaminé, na qual foi necessário a ajuda de 6 homens para sua retirada.Os assassinatos são violentamente cruéis e não razão aparente, uma vez que nada foi roubado, apesar da casa estar em uma bagunça generalizada quando as pessoas entram.

A polícia francesa não tem nenhuma pista sobre o assassino, mas eles prendem um funcionário do banco que ajudou a vítima a levar um dinheiro pra casa na tarde do assassinato.
O amigo do detetive, que aparece como narrador do acontecimento, narrar a historia mostrando como achar a solução do crime que é considerado insolúvel, o foco remete para o processo de elucidação do mistério.

No final desse maravilhoso e intrigante conto descobrimos como a solução desse mistério aconteceu e tendo uma grande surpresa. 



Cidade e qualidade de vida



A cerca de 200 mil anos atrás, a cidade era uma invenção relativamente recente, na qual, os habitantes viviam como coletores- criadores e domesticaram vários animais como porco e ovelha. Aos poucos com a evolução veio a organização e administração, que gerencio a criação da agricultura que ajudava na alimentação dos habitantes. Encontrava-se naquele tempo grupos indígenas tribalizados, eles não afetavam a natureza. Essa relação alterou-se com a criação das cidades, um relato mais significante ocorreu no episodio bíblico da construção da torre de Babel.
Normalmente deveriam seguir os ideais de um chefe, um poderoso, dessa forma, desenvolvendo o mesmo ponto de vista. Todos queriam mudança para poder construir suas próprias  idéias  e poder explorar as descobertas, com a  invenção do tijolo e da argamassa que possibilita a construção de cidades mais organizadas com alta infre- estruturas .
A revolução da tecnologia (descobrimento do tijolo) possibilitou que humanos estivessem acima da  natureza( antes a natureza que se distinguia como superior ).Assim o ser humano se torna desprendido da natureza, ele se torna senhor do seu destino.
Como sempre o ser humano não se sentiu satisfeitos, quis construir algo que chegasse ao céu. Não era o céu que veria até eles. E sim. Eles iriam até o céu, queriam quebrar o limite do humano e o divino. Toda essa sabedoria concedida aos humanos mostra como se tornaram arrogantes e desprezando tudo que há a sua volta. Não generalizando mais com a revolução capitalista o objetivo central era o lucro, o poder, sem ser questionado pela igreja, ser individual. Nas tribos tudo eram coletivizado e comunitário, gerando uma comunidade solidaria.
No mundo moderno tudo e sempre na base das vendas grandiosas, dos lucros, como aconteceu em 2010 (No Brasil) venderam mais de 3 milhões de veículos  automotores, sem se preocupar com o caus que pode acontecer. Poluição, desmatamento, fauna e flora correndo perigo constante de extinção, além, do congestionamento e acidentes, pela impossibilidade de fiscalizar tantos veículos.
Para o capitalismo a natureza é uma propriedade e tendo direito de explorá-la e destruí-la a fundo de nossas ambições. Com tanto consumismo decorrente de uma cidade capitalista implica no desenvolvimento da natureza, já que dependemos dela para nosso viver. Desmatamos florestas, poluímos rios, não nos preocupamos com a extinção dos animais, dessa forma, o desequilíbrio abrange freqüentemente nossas vidas, como as enchentes, desabamentos e secas prolongadas.
Não se trata de viver melhor ou viver cercado de conforto, significa estamos em harmonia com a natureza, em plenitude com a sociedade, não de competição, mais  sim de cidadania e solidariedade.Para um mundo melhor devemos pensar na solidariedade e na sustentabilidade.

Referencias bibliográficas:

·         Texto, cidade e qualidade de vida, Frei Beto.

domingo, 6 de maio de 2012

Modernismo brasileiro



Numa certa etapa da historia desenvolveram processos da racionalização que provocaram inovações nos sistemas sociais, econômicos e políticos. No inicio do século 20, no campo da literatura estava acontecendo modificações que visavam a reconstrução da cultura brasileira, a revisão crítica do passado histórico e de nossas tradições culturais, eliminando qualquer tradição cultural do exterior ou da colonização, todas estão ligadas com a visão nacionalista, porém crítica da realidade brasileira.
O marco inicial para as modificações modernismos aconteceu na Semana de Arte Mordena, que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, com a participação de artistas e intelectuais de São Paulo e Rio de janeiro. O evento ofereceu recitais, teatros, dança, músicas, apresentações de quadros, obras literárias e apresentações de circo com Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, tendo também no evento vários artistas com os escritores Mario de Andrade, Owaldo Andrade e Manotti Del Picchia , teve a presença de Manuel Bandeira, Di Calvacanti , Graça Aranha, Guilherme de Almeidae entre outros. Os participantes causaram enorme polêmica.
Foi dividida em 3 fases sendo que cada uma se distingui por suas próprias características. A primeira geração foi de 1922 a 1930 ( inicio do movimento foi em 1920 mais teve um marco histórico em 1922) foi caracterizada pela busca, pela originalidade e a polemica . Foi abordada numa geração da cultura indígena e também sua língua. A segunda geração foi visando a modernização dos costumes, ela foi mais voltada para poesia e a prosa, tentando ampliar a temática filosofia e religiosa. Destacaram-se Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade.
A terceira fase foi 1945 a198 usou-se prosa, conto e romance ligados ao caráter do ser humano, o seu intimo também as características de vida das pessoas de determinado região do Brasil. E, além disso, caracterizou-se por poesia sem ironia e sátira. Destacaram-se Clarice Lispector. 



O que é pesquisar?



Pesquisar significa: Procurar respostas para indagações propostas. È uma atividade de aproximação da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação entre teoria e dados. A pesquisa é realizada quando se tem  um problema e não se tem informação para solucioná-lo. O principal objetivo é a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, literário, artístico, etc.
Existi várias formas de pesquisar, que se classifica em :

Pesquisa descritiva:

Usa  padrões textuais como por exemplo, questionários para identificações do conhecimento. O IBGE realiza pesquisas descritivas. A pesquisa descritiva tem como finalidade observar, registrar e analisar os fenômenos sem, entretanto, entra no mérito do seu conteúdo.

Pesquisa Explorativa:

Seu objetivo fundamental é o de descrever ou caracterizar a natureza dos objetivos que se quer conhecer.

Pesquisa Explicativa:

É a que mais se aprofunda no conhecimento da realidade, pois explica a razão. O porquê das coisas.
A varias formas de pesquisar, os mais conhecidos são: bibliografia, experimental, laboratorial e acadêmica.

Pesquisas bibliográficas:

Abrange a literatura e leitura, analisa e interpretar  de livros periódicos, documentos, mapas, fotos e manuscritos.
Por tudo isso. Deve ser uma rotina tanto na vida profissional de professores e pesquisadores, quanto na dos estudantes. Isso porque a pesquisa bibliográfica tem como objetivo conhecer diferentes contribuições cientificas disponíveis sobre determinado, além de ampliar o grau de conhecimento de uma determinada área.

Pesquisas experimentais:

Neste tipo de pesquisa o investigador analisar o problema, contraiu suas hipóteses e trabalha manipulando os possíveis fatores, as variáveis, que se referem ao objetivo ou fenômeno observado.

Pesquisas laboratorial: 

Na verdade. O que caracteriza a pesquisa de laboratório é o fato de que ela ocorre em situação controladas, valendo-se de instrumental específico e preciso. Tais pesquisas, que se realizem em recintos fechados ou ao ar livre, em ambiente adequado, previamente estabelecido de acordo com o estudo a ser realizado.

Referências:

·         HTTP://festadosaber4serie.blospost.com.br/2008/05/como-fazer-uma-pesquisa-escola.html 




Perdas e ganhos



A vida é feita de mudanças, constantemente a terra, os habitantes, a fauna, a flora e tudo que nós cerca sofre mudanças, para  nossa própria subsistência isso é realmente necessário para adquirimos novas idéias.
Para muitas pessoas em 2005, foi apenas mais um ano que veio, passou e nada mudou. Na minha vida foi o oposto, tive que me acostumar ao novo rumo do meu destino. Após descobrir que repetiria o ano letivo, fique chocada inicialmente e totalmente ociosa, me achando uma verdadeira fracassada, mas com o tempo a vida foi me mostrando, que às vezes erros acontecem para não o repetimos e aprendemos a progredir com eles. Desde o incidente, quis aprender com os meus erros e procurar mudar, estudando mais, lendo com mais frequência , fazendo os trabalhos  e tornando mais criativos.
Com o tempo fui progredindo, me tornando bem diferente daquela menina do ano de 2005, querendo sempre aprender, compreender  e buscar novas metas, dessa forma podendo obter um futuro brilhando e surpreendente.
Em 2012,  mais uma vez recebi um tombo, mais dessa vez foi uma boa noticia. Passei no vestibular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, um grande sonho que pude alcançar com muita luta  e força de vontade, já que passei meses estudando para ter um bom rendimento.Durante o ano letivo  vou fazer de tudo para não descartar essa oportunidade e proporcionar uma qualificação significativa ao meu currículo.
Espero que com o meu ingresso no IFBA, abrase novas oportunidades e procurando sempre novos horizonte, para cada dia me descobrir diferente daquela menina fracassada de 2005.