Momentos e fatos importantes da nossa sociedade.

quarta-feira, 13 de junho de 2012



Comentário sobre trovadorismo:



A época medieval ficou conhecida com “Idade das trevas” por não haver nenhuma descobertas ou mudanças de pensamento, tudo era voltado para à igreja, as pessoas viviam para a religião, impostos eram pagos,tributos (muitos pagavam esses tributos com terras ) , tudo para que os servos de Deus guardassem um lugar no céu ,  poderiam até continuar pecando, mais pagando os tributos teriam seu lugar reservado.
Os servos que trabalhavam no feudo não tinham tempo, nem poderiam estudar para conhecer e aprender a ler e escrever, muitos nobres também não sabiam ler, para eles não significava muito o conhecimento, o importante era torna-se cavaleiros, vestir roupas de linho fino e calvogar.
“As Guerras Santas” foram uma forma da igreja juntamente com os senhores feudais de manipular e conquistar a terra santa, (Jerusalém) dos mulçumanos. Muitos cavaleiros saiam de casa, abandonavam sua família, para participarem dessa aventura.
Devido a isso, muitas cantigas foram criadas como as de sátiras e a de gênero lírico. O gênero lírico , por exemplo, era feitas por mulheres que desejavam seu marido ou namorado que estavam longe nas cruzadas ou na guerra.
As cantigas nessa época ficaram muito popular devido a fácil compreensão e poderiam passar oralmente para as gerações futuras. As cantigas eram contadas com a campainha de instrumento musical onde eram realizadas pelos nobres e clero, pois a classe da pobreza não sabia ler com foi citado. Muitos jograis interpretavam e faziam um belo espetáculo, mais não eram eles que produziam as cantigas, só as interpretavam. Os cancioneiros era o conjunto das cantigas.
Mas devido a influencias do comercio o cenário medieval estava mudando e com isso as novas formas cancioneiros estavam surgindo como as poesias palacianas, que eram mais elaboradas que a poesia medieval. Modificaram-se também a prosa histográfica que passou a ser uma crônica histórica que retratava a história portuguesa, o teatro era uma forma de representação das histórias bíblicas.
Gil Vicente foi um grande escritor surgiu após um tempo, ele mudou a forma de escrever não voltado para a história bíblica, mais para uma crítica sobre vários assuntos como a as de padres desordeiros e prostitutas.
A igreja também se mostrava presente para tentar explicar a sua historia bíblica, tanto que criaram uma estrutura inserida na própria igreja como os vitrais, que eram a junção de vários vidros coloridos que retratavam as historias para aqueles que não sabiam ler. A estrutura na parte externa tinha fundamentos da arte gótica.





sexta-feira, 1 de junho de 2012

Tipos de linguagem



A linguagem é usada na escrita ou da fala como meio de comunicação, onde se presencia em nosso cotidiano, expressando intenções, indignações, tristezas, esperanças, alegrias e expectativas. A linguagem pode ser:
 Verbal mediante a palavra falada ou escrita expõe aos outros as nossas idéias e pensamentos, comunicando-nos por meio desse código verbal imprescindível em nossas vidas.
Não verbal, na qual, é usada em imagens, figuras, desenho, símbolos, dança, postura corporal, pintura, música, mímica entre outros.
A linguagem mista é usada em  palavras escritas e figuras ao mesmo tempo.
Linguagem digital a rede  revolucionou costumes e comportamentos de muitas maneiras. Uma delas é o trato com nosso idioma. As novas gerações possuem certa liberdade com as palavras, dando origem a abreviaturas exóticas.
Com isso podemos perceber que a linguagem está presente em nosso cotidiano e podemos usa-lá de forma regular e irregular, basta saber onde e quando. 
Sabe o que é coragem? Quando você tem medo e faz mesmo assim.
Vamos lá alunos IFBA lutar para poder vencer. Fé em Deus acima de tudo (yn)

Nova linguagem => Só para descontrair kkk

1. A pressa é inimiga da conexão.
2. Amigos, amigos, senhas à parte.
3. A arquivo dado não se olha o formato.
4. Diga-me que chat frequentas e te direi quem és.
5. Para bom provedor uma senha basta.
6. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
7. Em briga de namorados virtuais não se mete o mouse.
8. Hacker que ladra não morde.
9. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.
10. Mouse sujo se limpa em casa.
11. Melhor prevenir do que formatar.
12. Quando um não quer, dois não teclam.
13. Quem clica seus males multiplica.
14. Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.
15. Quem envia o que quer, recebe o que não quer…
16. Quem não tem banda larga, caça com discada.
17. Quem semeia e-mails, colhe spams.
18. Quem tem dedo vai a Roma.com
19. Vão-se os arquivos, ficam os backups.
20. Diga-me que computador tens e direi quem és.
21. Uma impressora perguntou para a outra: – Essa folha é sua ou é impressão minha?
22. Aluno de informática não cola, faz backup.
23. Na informática nada se perde nada se cria. Tudo se copia… E depois se cola.
24. O problema do computador é o USB (Usuário Super Burro).
25. Na informática nada se perde, nada se cria. Tudo se copia… e depois se cola.
26. Quem nunca errou, que aperte a primeira tecla.
27. Um é pouco, dois é bom, três é chat ou lista virtual.