Momentos e fatos importantes da nossa sociedade.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Comentário sobre trovadorismo:



A época medieval ficou conhecida com “Idade das trevas” por não haver nenhuma descobertas ou mudanças de pensamento, tudo era voltado para à igreja, as pessoas viviam para a religião, impostos eram pagos,tributos (muitos pagavam esses tributos com terras ) , tudo para que os servos de Deus guardassem um lugar no céu ,  poderiam até continuar pecando, mais pagando os tributos teriam seu lugar reservado.
Os servos que trabalhavam no feudo não tinham tempo, nem poderiam estudar para conhecer e aprender a ler e escrever, muitos nobres também não sabiam ler, para eles não significava muito o conhecimento, o importante era torna-se cavaleiros, vestir roupas de linho fino e calvogar.
“As Guerras Santas” foram uma forma da igreja juntamente com os senhores feudais de manipular e conquistar a terra santa, (Jerusalém) dos mulçumanos. Muitos cavaleiros saiam de casa, abandonavam sua família, para participarem dessa aventura.
Devido a isso, muitas cantigas foram criadas como as de sátiras e a de gênero lírico. O gênero lírico , por exemplo, era feitas por mulheres que desejavam seu marido ou namorado que estavam longe nas cruzadas ou na guerra.
As cantigas nessa época ficaram muito popular devido a fácil compreensão e poderiam passar oralmente para as gerações futuras. As cantigas eram contadas com a campainha de instrumento musical onde eram realizadas pelos nobres e clero, pois a classe da pobreza não sabia ler com foi citado. Muitos jograis interpretavam e faziam um belo espetáculo, mais não eram eles que produziam as cantigas, só as interpretavam. Os cancioneiros era o conjunto das cantigas.
Mas devido a influencias do comercio o cenário medieval estava mudando e com isso as novas formas cancioneiros estavam surgindo como as poesias palacianas, que eram mais elaboradas que a poesia medieval. Modificaram-se também a prosa histográfica que passou a ser uma crônica histórica que retratava a história portuguesa, o teatro era uma forma de representação das histórias bíblicas.
Gil Vicente foi um grande escritor surgiu após um tempo, ele mudou a forma de escrever não voltado para a história bíblica, mais para uma crítica sobre vários assuntos como a as de padres desordeiros e prostitutas.
A igreja também se mostrava presente para tentar explicar a sua historia bíblica, tanto que criaram uma estrutura inserida na própria igreja como os vitrais, que eram a junção de vários vidros coloridos que retratavam as historias para aqueles que não sabiam ler. A estrutura na parte externa tinha fundamentos da arte gótica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário