Momentos e fatos importantes da nossa sociedade.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Trovadorismo




A literatura brasileira prende-se aos modelos trazidos pelos colonizadores portugueses. Esse modelo formou-se em Portugal entre os séculos XII e XVI ou seja na Baixa Idade Média ao renascimento.
A cultura sofre forte influencia da literatura portuguesa, pois alguns dos autores ou nascia em Portugal ou nascia no Brasil e se formava em Portugal. Os primeiros escritores constituem a produção da primeira época medieval ou trovadoresca. O trovadorismo foram as manifestações literárias na prosa e no teatro, mais foi a poesia que alcaçou grande popularidade, tanto com os nobres como para as pessoas comuns. A popularização da poesia se tem mais predomimante porque era mais fácil de ser memorizar e passar para essa cultura para as gerações futuras oralmente.
A poesia era geralmente acompanhada por músicas e dança, o que motivau a criação das cantigas. Os autores faziam rima e prosa em meios improvisados ou por meios já escritos mais memorizados, dessa forma acabou sendo denominados trovadores.
O trovadorismo se formou a partir das cantigas, que quando vários autores juntavam-nas formavam um livro cancioneiro, as cantigas apresentam caracteristicas com: eu lirico ; assun to ; estrutura e a linguagem galego -portugues. Essas podem ser organizadas em quatro tipos :cantigas de amigos ( geralmente ou por vezes produzidas por mulheres ), cantigas de amor (escrita por homens para suas amadas ) as cantigas de escârnio e maldizer procuram explorar diferentes recursos expressivos como críticas de costumes.
A escrita predominou com  o poder da nobreza e do clero, onde a classe eram os governantes e os dominamantes, pois controlavam a terra, e as pessoas. Esse controle sobre as classes mais baixas porque a igreja dizia que as protegia e reservavam seu lugar no céu, além de dar uma proteção religiosa e militar em trocas das terras e muitos tributos cobrados dos trabalhadores, eles como eram muito preocupados para onde iriam ápos a morte, acabavam pagando os tríbutos.
A era medieval é marcada pelo esperíto guerriero e aventureiro da cavalaria medieval, tendo como acontecimento as cruzadas ( guerras santas ) que pretediam tormar as terras dos mulcumanos além de obter reconhecimento do rei e de toda a comunidade.

                                                                Gil Vicenti
O teatro português o considera como o pai, pois suas obras não eram voltadas para Deus, mas para os homens, para a sociedade. Ele não visava atingir as instituições, mas as pessoas inescrupulosas. Embora tenha escrito obras e peças de fundo religioso, elas não almejavam difundir a religião nem converter os pecadores. sua objetivo era dememonstrar como o ser humano é egoista, falso, mentiroso,orgulhoso e frágil diante dos apelos da carne e do dinheiro, sempre querendo mostrar as vários tipos de sociedades

Nenhum comentário:

Postar um comentário